Se Inscreva Para Receber Minhas Dicas Exclusivas e Descubra Como Vender Produtos ou Serviços na Internet de Forma Acelerada!

Marketing Digital Vendas Online Videos

Como Aumentar o Engajamento no Facebook, Blog, Instagram e Outros Meios Digitais

O engajamento do seu público está baixo? Descubra aqui neste vídeo, 3 dicas exclusivas para aumentar o engajamento do seu publico com o conteúdo que você publica na internet...

⬇⬇⬇⬇⬇

Clique Para Acessar o Ebook: “A Fórmula do Engajamento”


 

TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO (Crédito: Oly Nunes)

Opa e aí, tudo beleza?

Aqui é o Elder Cristhian e hoje estou aqui para falar com você que é micro empresário, que tem um negócio local ou que é um empreendedor autônomo ou profissional liberal.

E o que tenho para falar hoje é algo muito importante que é como engajar a sua audiência.

Vou dar três dicas hoje para você engajar a sua audiência na internet.

Bom primeiramente deixa eu falar o que é audiência:

Audiência é as pessoas que te ouve, as pessoas que te escutam, as pessoas que acompanham seu trabalho nos meios digitais onde você promove seus conteúdos, a sua marca e a sua empresa.

Engajamento é a interação que as pessoas têm com o seu conteúdo, com aquilo que você publica.

Por exemplo, se você posta um artigo no seu blog e há comentários, isso aí é engajamento

Se tem curtidas, se você publica um post, um vídeo no canal do You Tube e tem comentários, tem curtidas e compartilhamentos, isso tudo é engajamento.

É essa interação que as pessoas têm com o seu conteúdo.

E porque que é importante prestar atenção no engajamento?

Porque o engajamento é o termômetro que vai indicar se o que você está fazendo, se o conteúdo que você está publicando, se o produto que você tem, se tudo aquilo que você fala está ajudando as pessoas ou não.

Ou seja, vai indicar se você está indo para o caminho certo ou não.

Como que eu consigo mensurar esse engajamento?

Se eu coloco um artigo ou algum conteúdo nas redes sociais ou no blog e não há engajamento, como não houver comentários ou pouco comentários, pouco curtidas e pouco compartilhamento eu entendo que aquele conteúdo não foi relevante para a minha audiência…

Ou estava mediano ou no sentido de está igual a todo mundo, não tem nenhum diferencial ali.

Então eu entendo que não houve compartilhamento, não houve engajamento com o conteúdo porque não estava acrescentando pras pessoas.

Se houve um engajamento negativo, que são aqueles comentários negativos, pesados, das pessoas reclamando, eu entendo que as pessoas esperavam algo e não tiveram.

Isso acontece quando a gente faz uma chamada muito apelativa e as pessoas vão lá e é uma outra coisa. Elas esperam algo muito grande naquela chamada e chegam lá é outra coisa.

Também tem uns conteúdos que fazem aquela chamada muito legal, mas chegando lá o conteúdo é pobre, está faltando muita coisa, não está interessante, então as pessoas se sentem enganadas, porque elas estavam esperando algo que poderiam ajudá-las e não encontraram a ajuda e se sentiram enganadas porque perderam tempo de parar o que elas estavam fazendo pra ir lá ver aquele conteúdo.

Isso é ruim, mas de uma forma ou outra é um indicativo que a coisa realmente não ta indo para o lugar certo.

A falta de engajamento também quer dizer que não está indo para o lugar certo.

Agora, se você fez um artigo, vídeo ou qualquer conteúdo que as pessoas comentam, compartilham e curtem isso quer dizer que você está no caminho certo. Está sendo relevante as pessoas estão gostando daquele conteúdo e está ajudando elas de alguma forma e é muito importante que tenha engajamento.

Porque o engajamento vai fazer com que as pessoas compartilhem e propague o seu conteúdo, aquilo que você está falando e vai te ajudar a vender na internet, que na verdade esse é o objetivo.

Você vai colocar conteúdo para ajudar as pessoas, mais também para vender seu produto.

Então vou dar 3 dicas para você que tem uma empresa , que ainda não está vendendo pela internet e quer começar a vender, de como engajar a audiência. Isso também vai ajudar a construir a sua audiência.

E antes de dar as dicas, vou fazer uma consideração: É muito importante que todo conteúdo que você for publicar, que ele seja relevante para a audiência, que ajude a sua audiência.

Isso já é 50% do trabalho para ter engajamento.

Muitas vezes acontece também como disse, das pessoas não engajarem e por isso temos que ver também se o conteúdo está chegando de fato até as pessoas.

Por muitas vezes quando a pessoa está começando a trabalhar com conteúdo na internet, esse conteúdo demora de chegar.

Então é interessante você promover o conteúdo através do Facebook Ads, Google adwords ou de alguma outra forma para medir se as pessoas vão gostar ou não. Se elas vão clicar em gostei, comentar ou compartilhar… para saber se estão gostando, para saber se você está no caminho certo.

Porque as vezes demora 2 ou 3 meses ou até 6 meses para começar ter acesso e pessoas buscando de forma orgânica o se conteúdo no Google ou em outros mecanismos de buscas.

Se quiser saber com mais rapidez é melhor você impulsionar no Facebook ou fazer alguma forma de trafego pago para ter esse resultado mais rápido.

Então vamos as dicas:

A primeira dica que eu vou trazer aqui é FAZER PERGUNTAS.

As perguntas engatilham na gente curiosidades. Então usamos o gatilho da curiosidade.

Quando alguém faz uma pergunta a gente talvez não estava pensando naquilo, mas começa refletir…

Por exemplo uma vez fiz uma pergunta no instagram: “Você sabe o que é marketing da esperança?”

Então muitas pessoas curtiram, acessaram o pôster no blog, porque coloquei o link embaixo do post escrito: “se você quer saber mais clique aqui”. E muitas pessoas clicaram para descobrir o era o “marketing da esperança”.

Porque se você fazer uma pergunta que a resposta for SIM ou NÃO, isso não vai gerar curiosidade na pessoa. Mas quando a resposta é NÃO, não sei mas o que é?, então ela tende a ficar curiosa e querer saber mais. E se o conteúdo é relevante. então há aquele engajamento que é curtir, comentar, compartilhar…

E tem também uns episódios muitos interessantes, quando faço Facebook Ads por exemplo, gosto de fazer algumas perguntas… gosto de colocar uma pergunta no anúncio.

E a pergunta na verdade não é para as pessoas responderem nos comentários, são para elas refletirem , ou lerem a descrição do anúncio, para depois clicarem no anúncio para ir para a página de captura.

E quando faço perguntas geralmente tem pessoas que respondem e isso também é legal por que promove mais pessoas comentando e aquele anúncio fica mais relevante para as pessoas.

Então a primeira dica fazer PERGUNTAS.

 

Está gostando do conteúdo do artigo?

Se você quer receber conteúdos semelhantes a este, apenas informe seu nome e e-mail e confirme a subscrição, que enviarei para você novidades relevantes, sempre que forem postadas ok? (não aceitamos emails Hotmail, Outlook e MSN)

 

A segunda dica é: PEDIR A OPINIÃO DAS PESSOAS.

Quando você pede a opinião das pessoas, você faz as pessoas primeiramente se sentirem importantes porque elas entendem que a opinião delas é importante. E com elas gostam é claro de mostrar que são importantes, dão a sua opinião.

Por exemplo você fez uma artigo ou criou algum produto, pede opinião: “qual é a sua opinião? O que você acha? Fala aí pra gente se você gostou ou não gostou? Ou tem alguma coisa acrescentar, alguma crítica a fazer”….

Quando você faz isso deixa aberto que as pessoas possam dar a sua opinião, elas vão se sentir livres também para dar opinião e isso é muito importante para você ter FEEDBACK.

O Feedback é algo muito importante que todo empresário precisa ter. Muitos tem essa consciência mas não sabem como ter esse feedback.

No tete a tete, vendendo os produtos dentro da sua loja física, talvez as pessoas podem ficar um pouco intimidadas para dar a sua opinião, falar alguma coisa ou fazer alguma crítica. Nas redes sociais é mais fácil delas fazerem isso.

Então peça sempre essas opiniões que você vai começar a receber feedback.

Geralmente o feedback que você recebe é real. Tem os haters, que as vezes exageram e querem só tocar o terror, mas essas pessoas você já entende que estão ali só para tumultuar o lugar.

Dê atenção somente aos feedbacks positivos ou negativos das pessoas que estão acompanhando o seu trabalho e que querem realmente te ajudar.

Porque sempre que uma pessoa gasta o seu tempo para escrever algum comentário, ela está fazendo isso para ajudar quer que a marca cresça.

E um terceiro benefício dessa segunda dica que passei é que você vai conseguir acompanhar a evolução do mercado, porque quando você pede opinião você vai sempre recebendo os feedbacks, as pessoas vão falando o que elas acham e você vai começar a analisar tendências.

E que acontece muito, principalmente nos comércios varejistas, é que os comerciantes não conseguem acompanhar a evolução do mercado, eles não consegue acompanhar os feedbacks, por isso demoram para tomar ações para se adequar ao mercado, para fazer as coisas que os clientes precisam.

Então são esses três benefícios importantíssimos que essa segunda dica irá proporcionar os resultados no seu negócio.

E a terceira dica que e vou te dar aqui, que é muito legal, é PEDIR SUGESTÕES.

Quando você pede sugestões para uma pessoa, está mostrando também que ela é importante. E é muito legal isso aí, porquê quando você pede uma sugestão para uma pessoa, ela vai falar o que ela acha, que é uma opinião dela também de qualquer forma.

Você pode dar algumas dicas, por exemplo:

Se você tem uma loja de roupas femininas, pode fazer uma artigo com 5 dicas para combinar calça jeans com camiseta. No final do post, pode deixar a pergunta em aberto: “Você tem alguma sugestão para acrescentar? Compartilha com a gente.”

Isso é uma forma de engajar as pessoas também, para que elas coloquem as ideias delas. Você mostra que pra você é importante a participação da pessoa quando você deixa isso aberto. E vai gerar mais comentários e o engajamento.

Então sempre peça sugestões. Faça o seu conteúdo para que você possa pedir uma sugestão.

É claro que você não precisa fazer isso em todos os conteúdos, mas pode intercalar entre essas três opções no seu conteúdo.

E falei que ia dar três dicas, mas vou lhe dar uma dica a mais, uma dica bônus.

Essa dica é: Prepare o seu conteúdo para ser compartilhado no Facebook.

Todo o conteúdo, geralmente no Facebook é mais compartilhado.

A maioria das pessoas tem Facebook. hoje em dia são mais de 100 milhões de contas só no Brasil, então todo mundo compartilha no Facebook.

Todos sites, os blogs, tem o plugin social do Facebook para compartilhar as postagens. É muito interessante que você deixe o seu conteúdo já preparado, com imagens atrativas com as dimensões corretas para exibição no Facebook, em formato PNG, de alta qualidade, para ficar uma imagem bem nítida para as pessoas visualizarem.

Faça uma descrição legal do seu conteúdo, porque existe plugins para wordpress que otimizam e personalizam o compartilhamento no Facebook, basta você informa a descrição e o título que será exibido quando o usuário compartilhar.

Sempre que você for fazer os conteúdos pense bastante como que ele ficaria no Facebook. Assim você vai ter o engajamento muito maior.

Existem várias redes sociais que você pode fazer isso, mas o Facebook é a mais importante.

Quero dar outra dica, na verdade uma sugestão, qe é o E-book “A Fórmula do Engajamento” do Ramon Tesman, onde ele ensina 25 estratégias de engajamento para Facebook e também em outras redes sociais.

Se você quiser conhecer o ebook CLIQUE AQUI PARA ACESSAR.

Garanto para você que é um e-book fantástico, com muitas dicas que irão ajudar você a ter mais estratégias para engajar a sua audiência com o seu conteúdo e claro vender mais.

Eu agradeço muito pela sua atenção espero que esse conteúdo ajude você a ter mais engajamento com a sua audiência

Se você gostou e se quer que as pessoas saibam disso compartilhe este post. Tenho certeza que as pessoas vão ficar gratas com você por ter ajudado elas também a ter acesso mais fácil com este conteúdo.

Nos vemos breve em um próximo vídeo.

Um grande abraço e tudo bom pra você.

Até mais!

 

Summary
Review Date
Author Rating
51star1star1star1star1star

Sobre o autor | Website

Elder Cristhian é empresário empreendedor, copywriter e estrategista apaixonado por Marketing Digital. Dedica-se full time a desenvolver estratégias de vendas online para ajudar empreendedores que desejam entender o processo para vender pela internet, ensinando-os através dos conteúdos que publica e métodos que desenvolve.

Se inscreva para receber mais conteúdos como este

Se você quer receber conteúdos semelhantes a este, apenas informe seu nome e e-mail e confirme a subscrição, que enviarei para você novidades relevantes, sempre que forem postadas ok? (não aceitamos emails Hotmail, Outlook e MSN)

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.