Artigos Empreendedorismo Elder Cristhian

Os 12 Principios do Empreendedorismo

Princípios do empreendedorismo: Afinal, o que na verdade leva uma pessoa a ser considerada empreendedora?

Eu descobri que comecei a ser empreendor aos 12 anos.

Naquela idade eu nem tinha consciência do que era isso, mas tudo começou quando decidi ensinar o que eu sabia sobre tocar violão, mesmo não tendo um conhecimento muito aprofundado sobre o instrumento na época para quem soubesse menos do que eu e estivesse interessado em aprender.

empreendedor

Isso é para os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os encrenqueiros. Os pinos redondos em buracos quadrados. Os que enxergam as coisas de um jeito diferente. Eles não gostam muito de regras. Eles não respeitam o status quo. Pode-se citá-los, discordar deles, exaltá-los ou difamá-los. A única coisa que não se pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Eles empurram a raça humana para a frente. E, enquanto alguns o julgam loucos, nós os julgamos gênios. Porque as pessoas que são loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo… são as que mudam” 

Texto escrito por Steve Jobs para a campanha “Think Different” (Pense Diferente) que marcou a sua volta triunfal na Apple.

Durante a minha jornada empreendedora, muitas coisas aconteceram, tive muitos fracassos (bem mais que vitórias), mas esses fracassos foram fundamentais para moldar o empreendedor que sou hoje.

E enquanto prosseguia nessa caminhada empreendedora fui conhecendo e experimentando aos poucos os 12 princípios fundamentais do empreendedorismo.

O motivo pelo qual eu escrevi este artigo foi justamente para poder falar sobre cada um destes princípios com você.

Gostaria de nos próximos minutos, passar um pouco da minha experiência como empreendedor e mostrar porque o conhecimento destes princípios são de EXTREMA importância e essencialmente necessários para todo empreendedor ou pessoa que deseja empreender.

É muito importante também compreender que sem desenvolver cada um dos princípios em sua própria vida, em sua própria personalidade e em sua mentalidade, provavelmente você não conseguirá ter sucesso PLENO em seus objetivos como empreendedor. Sim, você vai conseguir avançar bastante mesmo não tendo todos, mas o importante é aprender, absorver e aplicar cada um dos princípios ao longo da sua jornada.

De fato, não são todas as pessoas que podem ser consideradas empreendedoras. Aliás, muitas nem sequer tem essa pretensão ou levam “jeito pra coisa”.

Mas, quando uma pessoa toma consciência do que é ser empreendedor e de como isso pode ser transformador e edificante, não só para a sua vida, mas para a vida de todas as pessoas que o cercam, e quiçá, para o MUNDO, provavelmente ela vai escolher seguir por esse caminho.

Sim, podemos escolher ser empreendedores, ao contrário do que muita gente pensa, que é um dom, algo que somente alguns escolhidos tiveram o privilégio de ser abençoados.

E às vezes, as pessoas escolhem ser empreendedores mesmo sem saber do que se trata… como aconteceu comigo.

O QUE É EMPREENDER?

empreender

O ato de empreender está estritamente ligado com a AÇÃO. Ou seja, um empreendedor é alguém que age, que faz as coisas acontecerem e que de uma forma ou de outra, impacta vidas positivamente e transforma pessoas no processo.

E existem empreendedores que de tanta força magnética adquirida, consegue transformar o mundo, como um de meus heróis, Steve Jobs, que aliás, recomendo a leitura da sua biografia, que é rica em conhecimentos para quem escolheu empreender. [Clique Aqui Para Ver O Livro]

Talvez esse negócio de “impactar pessoas” ou de “transformar vidas” soe estranho, principalmente para quem vem do mundo corporativo ou tem uma mentalidade atrasada, voltada para negócios baseados em moldes antigos e ultrapassados de gerenciamento de empresas, marketing tradicional e vendas.

Para entender porque isso é importante, deixe te fazer uma pergunta:

Você já deve ter ouvido falar que estamos na era do conhecimento, certo?

Pois bem, durante os últimos 10 a 15 anos passamos sim por essa era do conhecimento, mas atualmente estamos entrando em uma nova era, a ERA DA TRANSFORMAÇÃO, como diz o empreendedor Conrado Adolpho. [Clique aqui para conhecer o seu trabalho]Se você não sabe, ele, juntamente ao Érico Rocha [Clique aqui para conhecer o seu trabalho], são os maiores divulgadores do empreendedorismo no Brasil e juntos tem causado uma grande revolução neste setor.

Voltando ao que eu estava falando, hoje você encontra informação de todo tipo e as pessoas já estão abarrotadas de tantas informações.

E algo que toda essa enxurrada de informação trouxe de bom é que as pessoas começaram a perceber que elas podem criar a sua própria realidade, e que não precisam depender da vontade de uma pessoa, de um governo ou de quem quer que seja, para terem a qualidade de vida que merecem e também viver a vida dos seus sonhos.

E definitivamente o empreendedorismo é a chave para a transformação do nosso mundo, que possibilita cada pessoa a conseguir realizar essa transformação na sua própria vida e poder vivê-la da forma que sempre sonhou!

O único problema é que muitas pessoas pensam que existe uma pílula mágica pra que essa vida dos sonhos aconteça.

Acreditam que é tudo um passe de mágica… vapt-vupt! rsrs

O que acontece é que passamos anos, as vezes décadas construindo uma vida que não é nada interessante, tijolinho por tijolinho, mas de repente, quem sabe lendo um artigo, vendo um vídeo ou escutando um áudio, descobrimos que precisamos mudar, ou melhor ainda, que podemos mudar…

Aí achamos que podemos simplesmente mudar de uma hora pra outra….

Te adianto desde já que isso não vai rolar. Porque foi exatamente o que aconteceu comigo.

Vivi durante anos fazendo o que eu não gostava achando que gostava (mesmo empreendendo), com muitas crenças limitantes, hábitos destrutivos… enfim

Tive que DESCONSTRUIR minha vida, para CONSTRUIR NOVAMENTE, só que dessa vez do jeito certo…

E essa reconstrução demorou um bom tempo… para mim foram praticamente 2 anos, para alguns pode demorar mais, para outros pode demorar menos… mas isso não importa.

Os 12 princípios que vou explanar agora em seguida, foram ESSENCIAIS para essa transformação em minha vida empreendedora.

Por isso preste atenção em cada um deles, (nao precisa pegar papel e uma caneta para anotar porque poderá baixar o resumo deste artigo no final) e os e colocar em prática um a um, que você vai no mínimo triplicar suas chances de ser um empreendedor de sucesso, com sua vida plenamente transformada.

Se você quer transformar a sua vida, tem que começar agora, precisa desconstruir e depois reconstruir, sem levar em consideração o tempo que isso vai demorar, até porque não tem como prever e não tem como fugir disso.

Após você ler e entender cada um destes princípios, você vai compreender, o que é preciso SER para se tornar um empreendedor de verdade:

 

OS 12 PRINCÍPIOS DO EMPREENDEDORISMO

principios do empreendedorismo

 1) SONHAR E REALIZAR SONHOS

“O Sonho é o Combustível Da Excelência. O Sonho é a Estrada da Vida” Jober Chaves

Lá vem o Elder agora com esse negócio de sonho! hahaha

Bom, tudo começa com um sonho, você concorda comigo?

Tudo aquilo que conquistamos plenamente em nossa vida começa a partir de um sonho, algo que idealizamos, que criamos em nossa mente como o ideal para a nossa felicidade… e agimos a partir deste sonho.

Só que a sociedade, com seus mitos, falsas convicções, com suas imposições, ditando que tem que ser assim ou tem que ser assado….

Que temos que trabalhar 8 horas por dia, em algo que não gostamos..

Que temos que fazer uma faculdade para sermos alguém na vida…

Que temos que fazer o que dá dinheiro ao invés do que amamos…

Enfim, tudo isso e muito mais, foi aos poucos destruindo os nossos sonhos…

Essas falsas crenças acabaram nos fazendo acreditar que sonhar é para os fracos, sonhar é para os fracassados, para os derrotados…

Mas não é verdade, porque Steve Jobs tinha um sonho

Martin Luterking tinha um sonho

Walt Disney tinha um sonho

Até o padeiro da esquina tem muitos sonhos… (Desculpe, não consegui resistir ao trocadilho 😛 )

O fato é que essas pessoas e centenas ou milhares de outras, criaram a sua realidade e ajudaram a transformar o mundo, a partir dos seus sonhos.

E mais importante ainda, ajudaram outras pessoas a realizarem os seus sonhos.

E foi ai que o impacto se tornou maior, pois realizando os sonhos das pessoas eles conseguiram realizar os seus próprios sonhos com muito mais rapidez, porque conseguiram financiadores para os seus sonhos.

Isso faz sentido para você?

Se faz, então jamais deixe de sonhar.

Vou te propor um exercício: Relembre agora um sonho que você tinha quando era mais jovem e comece a trabalhar nele.

Pense em uma maneira de tornar esse sonho realidade e ajude outras pessoas a realizarem os sonhos delas.

Só preciso que você faça algo que é muito importante: Assim que terminar de ler este artigo, role a pagina mais um pouco e escreva o seu SONHO no campo de comentários. Depois que conseguir realizar, volte aqui neste post novamente e escreva como foi a transformação da sua vida, os resutados que alcançou.

Porque fazer isso?

Primeiramente para relembrar a sua jornada e fazer uma comparação com do nível que você está agora com o nível que vai estar daqui há algum tempo (meses ou anos). Isso ajuda a refletir e dar valor ao crescimento.

E em segundo e não menos importante, mostrar para quem está começando agora também que é possível ser um empreendedor de sucesso, que basta seguir a trajetória com o mapa certo, sempre em frente e não desistir.

Topa encarar esse desafio?

Salve esta página nos favoritos e marque na sua agenda a data que pretende realizar este sonho pra não esquecer.

 

2) TER UM PROPÓSITO

“O segredo do sucesso é a constância do propósito.” BENJAMIN DISRAELI

Qual a importância de se ter um propósito para ser um empreendedor?

Todo empreendedor em algum momento em sua jornada irá liderar pessoas, já está na essência do empreendedorismo impactar as vidas das pessoas.

Só que ninguém segue uma pessoa, mas sim segue o propósito que aquela pessoa tem, segue a bandeira que ela levanta, segue a mensagem que ela entrega ao mundo.

Então o propósito aqui está no sentido de MISSÃO, que está ligado diretamente com o seu SONHO.

Mas não é qualquer missão.

Sua missão precisa ser bem definida, e necessariamente precisa ser NOBRE.

Quanto mais nobre a sua missão e quanto mais firme você se manter em seu propósito, mais gratificante será as suas conquistas e mais abrangente será a reciprocidade que você receberá de volta das pessoas.

 

3) BUSCAR E COMPARTILHAR O CONHECIMENTO

“Aquilo que Eu não sei, é a minha melhor parte!” Clarisse Lispector

O conhecimento é a base que você precisará para se manter em pé na sua jornada empreendedora, porque será a base para você gerar receita no seu negócio.

Obviamente você não vai precisar saber de tudo para ser um empreendedor de sucesso, mas sim vai precisar saber o máximo possível sobre o seu nicho de atuação, sobre o seu mercado, sobre o que a sua audiência está buscando.

Seus prospectos, que são as pessoas que te seguem e ainda não compraram nada de você, buscam por informações precisas, que tirem todas as suas objeções, e isso é estritamente necessário para você se manter conectado a eles.

Hoje você precisa EDUCAR os seus prospectos, com informação de boa qualidade para que você seja uma autoridade para eles, para que eles sintam que você saiba do que está falando.

Mas não se preocupe se você não sabe muito ainda. Como disse acima, informação você vai encontrar. Basta se dedicar a estudar e saber mais do que sua audiência.

Se a média das pessoas de sua audiência leu apenas um livro sobre o assunto que você desenvolve, leia dois e você já vai estar sabendo mais.

Claramente, você não vai parar por ai. Invista o máximo possível no seu aprendizado, que ele vai ser a fonte principal para você ter sucesso em qualquer ramo que atuar como empreendedor.

 

Está gostando do conteúdo do artigo?

Se você quer receber conteúdos semelhantes a este, apenas informe seu nome e e-mail e confirme a subscrição, que enviarei para você novidades relevantes, sempre que forem postadas ok? (não aceitamos emails Hotmail, Outlook e MSN)

 

4) GOSTAR DE AJUDAR PESSOAS

“O mais importante ingrediente na fórmula do sucesso é saber como lidar com as pessoas.” Theodore Roosevelt

Quando você empreende, mesmo que seja pela internet, você vai estar fazendo isso para pessoas… por isso é essencial que você GOSTE de ajudar pessoas.

Se você não gosta, eu te compreendo, porque antigamente eu também não gostava muito.

Eu pensava coisas do tipo:

“Acha que vou ajudar, e se ela não me der nada em troca?”
“Vou perder meu tempo aqui”
“E se essa pessoa só estiver querendo coisas de graça, se aproveitando da minha bondade?”

Na verdade, quando eu era criança eu gostava de fazer as coisas pelas pessoas, só que eu acabei criando essas crenças limitantes, devido as experiências negativas que tive na minha vida ao tentar ajudar pessoas que não me retribuíram e até pior, caçoaram ou se aproveitaram da minha boa vontade e aos poucos fui perdendo o tesão de fazer o bem ao próximo sem esperar algo em troca.

Depois de um intenso trabalho de limpeza de crenças, minha atitude mudou e posso te dizer, meus resultados melhoraram 300% depois que comecei a gostar realmente de ajudar.

E como você pode ajudar?

Escrevendo artigos, gravando videos e áudios que façam algo de bom pela sua audiência.

Criando produtos que revolucionem a vida das pessoas (ou que pelo menos torne ela mais fácil);

Respondendo emails, comentários, perguntas pessoais;

Enfim, tudo o que você puder fazer e que estiver ao seu alcance, desde que não atrapalhe o seu desempenho profissional, faça. Assim como eu, você verá os resultados melhorarem do dia pra noite.

Quando alguém faz alguma coisa de bom pra você e que ela não tinha a obrigação de fazer aquilo, você automaticamente não sente uma “Obrigação” de devolver o favor para aquela pessoa?

Essa é a lei da RECIPROCIDADE.

Mas veja bem. Não espere algo em troca imediatamente quando você ajuda alguém, porque muitas vezes o seu retorno não vai vir daquela pessoa que você ajudou, geralmente vai vir de outra.

Entenda muito bem isso se você quiser empreender: “É PRECISO DAR PARA PODER RECEBER”.

Por isso é importante ajudar. Ajude a maior quantidade de pessoas que você puder.

E a internet é extremamente eficaz nesse sentido porque proporciona facilidade e um grande poder de alcance. Aproveite ao máximo o seu potencial.

 

5) TER A VISÃO ALÉM DO ALCANCE

Quem entender a maior irrealidade dará forma à maior realidade. Hugo Hofmannsthal

Me lembro muito bem do seriado Thunder Cats, (Se você tem mais de 30 como eu certamente se lembrará também) em que o líder deles o Lion, sempre que precisava resolver um problema e não sabia como fazer, fazia uso do poder da “VISÃO ALÉM DO ALCANCE”.

E isso tem tudo a ver com empreendedorismo, porque o empreendedor precisa ser VISIONÁRIO.

O termo visionário aqui significa ver além do que é normal, ver além da realidade aparente, mais ou menos, como “prever o futuro”.

Investidores de sucesso, como Warrem Buffet tem essa característica bem aparente, porque para investir em um negócio a longo prazo, o minimo que precisa ter é uma visão se aquele negócio vai ter condições de expandir no futuro ou não.

Mas, mais que isso, o empreendedor precisa EXERGAR OPORTUNIDADES, aonde ninguém está vendo.

Vamos dizer que essa habilidade não é tão simples de se adquirir, ou seja, precisa de treino, precisa de prática, precisa de tempo e precisa de se fracassar várias vezes até aprender.

Basicamente, a visão do empreendedor é ligada diretamente com a CRIATIVIDADE. Exercite a criatividade que você vai adquirir visão e aprimorar cada vez mais essa habilidade.

Sempre que surgir um imprevisto, sempre que surgir um problema, pense nas formas mais criativas de solucionar aquilo, e com o passar do tempo você será um EXPERT nisso e consequentemente uma pessoa VISIONÁRIA.

“O visionário é aquele que possui a rara habilidade de aliar a visão à competência. Ele não enxerga apenas o presente: enxerga também o futuro. É capaz de prever tendências e de antecipar mudanças, em vez de ser simplesmente atropelado por elas.

Um profissional assim é extremamente valioso para qualquer negócio. Tanto que as empresas à frente de seu tempo já têm até um nome para ele: CVO – chief visionary officer. STEVE JOBS, um visionário que mudou a história e o comportamento humano.”

 

6) RESOLVER PROBLEMAS

“Aquele que percebe a existência da dor e conhece sua causa, remédio e extinção, compreende as quatros nobres verdades, está no bom caminho.” Buda

Quando aprendi esse principio, começei a tomar um rumo mais certo na minha jornada, porque quando comecei a fazer negócios de forma mais abrangente, só tinha uma coisa em mente: GANHAR DINHEIRO.

E meu objetivo foi somente esse durante um longo, longo tempo.

E por “increça que parível” como diz um amigo meu, eu ganhei dinheiro, mas definitivamente POUCO dinheiro.

Tudo mudou quando eu descobri esse principio.

“A função de uma empresa, de um empresário (e de um empreendedor) é resolver problemas”

Agora pense comigo.

Quando você vai comprar alguma coisa, geralmente você busca a resolução de um problema. Existe o exemplo clássico da furadeira x furo na parede.

Você precisa furar sua parede, e isso é o seu problema.

Qual a solução? uma furadeira! há! 🙂

Então, se você tem uma loja de furadeiras, tenha em mente que você não vende furadeiras, mas sim soluções para furos em paredes.

Um erro muito comum é as pessoas se basearem essencialmente em uma idéia. Então elas gastam um bom tempo desenvolvendo a ideía, depois investem mais tempo ainda, dinheiro e grande energia para a sua produção e quando colocam ela no mercado…. não vende.

Porque isso acontece?

Porque a idéia não resolvia um problema, ou pelo menos, esse problema que a idéia propunha a resolver, de fato não era considerado um problema ou uma grande necessidade/urgência pelas pessoas.

Eu também cometi esse erro, e não foi uma vez só.

Então o lance aqui é voltar a atenção aos problemas que sua audiência tem, estudar esses problemas e resolvê-los.

Como diz o titulo do livro do Roberto Shiniahiky “Problemas, Oba!”

Seja um resolvedor ou uma resolvedora de problemas! 🙂

 

7) SER AGENTE TRANSFORMADOR DE VIDAS

“Eu acredito que a poesia tenha sido uma vocação, embora não tenha sido uma vocação desenvolvida conscientemente ou intencionalmente. Minha motivação foi esta: tentar resolver, através de versos, problemas existenciais internos. São problemas de angústia, incompreensão e inadaptação ao mundo.” CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Quando você ajuda uma pessoa é bom.

Quando você resolve o problema de uma pessoa, é melhor ainda.

Mas quando você promove a TRANSFORMAÇÃO dela, isso não preço!

Ser um agente transformador de vidas basicamente é ser o responsável ou o guia para que aquela pessoa eleve o seu nível, e quando ela sai de um nível e passa para o outro, ela tem a sua vida transformada.

Você consegue enxergar a importância disso?

Imagine a gratidão de uma pessoa por você ter ajudado ela a elevar o seu nivel pessoal, ampliar a sua visão de mundo e ser uma pessoa melhor?

Posso dizer que é o ápice do empreendedor esse momento!

Quando você transforma uma vida, você ganhou aquela pessoa pra sempre.

Ela vai ser seu fã, seu amigo, seu divulgador, seu defensor… enfim, é o mais alto pagamento que alguém pode receber.

E por estarmos na ERA DA TRANSFORMAÇÃO, aproveite o momento e dedique-se a encontrar um meio de trasformar as vidas dos seus seguidores, prospectos e clientes para colher cada vez maiores e melhores frutos.

 

Está gostando do conteúdo do artigo?

Se você quer receber conteúdos semelhantes a este, apenas informe seu nome e e-mail e confirme a subscrição, que enviarei para você novidades relevantes, sempre que forem postadas ok? (não aceitamos emails Hotmail, Outlook e MSN)

 

8) AMPLIAR CONEXÕES E CRIAR PARCERIAS

Se você quer ir rápido vá sozinho, mas se você quer ir longe, vá acompanhado – Provérbio Africano

Ninguem consegue fazer nada sozinho.

Se você pensa que pode construir a sua carreira, ser um empreendedor ou empreendedora de sucesso sozinho, me desculpe mas você está redondamente enganado(a).

Eu cometi esse erro e sei de muitas outras pessoas que também cometeram.

E quem continua comentando só tem um resultado: POUCO.

Sim, pouco resultado.

É como se estivéssemos tentando andar com um carro com o freio de mão puxado, estamos sempre patinando e as metas parecem estar cada vez mais distantes…

Mas quando você entende e decide que contar com a ajuda de outras pessoas é o melhor caminho, o poder de alcance da meta tranquilamente triplica.

Por isso você precisa se unir a outras pessoas que tem o mesmo objetivo que você. Não precisa ser no mesmo nicho, nem na mesma cidade. Com o poder da internet e das redes sociais, formar uma comunidade é super simples. E existe várias já no Facebook.

Pense da seguinte forma: Quando vários barcos estão atracados em um porto e a maré sobe, o que acontece com os barcos? Todos sobem juntos.

É o que acontece quando todos estão unidos, ajudando uns aos outros.

E dessa forma você consegue parceiros inestimáveis que vão ajudar a empurrar os seu negócio adiante e que você também vai contribuir para que os negócios deles também sigam adiante muito mais rápido!

 

9) SER O DONO DO SEU DESTINO

“O destino é uma pequena questão de escolha.” – Augusto Cury

É preciso assumir a responsabilidade pelos seus atos.

Você precisa entender, que tudo, tudo mesmo o que acontece em sua vida, é culpa sua.

O que acontece de bom, e o que acontece de ruim também.

Então, nada de culpar marido, esposa, pai, mãe, irmão, amigos, o clima, os governos…

Se a situação do país não está favorável, crie uma forma em que a situação fique favorável para você.

Muitos empreendedores cresceram durante crises em seus países. Portanto isso não é desculpa.

É você que cria a sua realidade. No momento você está criando a sua.

O que você está fazendo agora para criar essa realidade?

 

10) AMAR O QUE FAZ E SER MUITO COMPETENTE NISSO

“A capacidade é aquilo que somos capazes de fazer. A motivação determina o que fazemos. A atitude marca a perfeição com que o fazemos.” Lou Holtz

A competência é fundamental para que um empreendedor seja bem sucedido, porque ele precisa saber muito bem o que faz para poder impactar realmente as pessoas.

E se ele não for bom o suficiente, não vai durar muito tempo no mercado, isso é um fato.

Mas não se preocupe se você está começando agora e não tem todo o conhecimento necessário.

Você pode aprender…. aliás, você nunca pode parar de APRENDER!

Você também não precisa estar 100% preparado, até porque ninguém nunca está.

Você pode e deve começar AGORA, do jeito que está, e ir arrumando as coisas no meio do caminho.

Porque se você esperar até tudo ficar perfeito, você nunca vai começar, porque nunca estará perfeito.

E, mais importante do que ser competente, eu acredito que AMAR o que você faz é de imensa importância.

Porque?

Porque quando você ama o que você faz, você se entrega totalmente, você supera todas as dificuldades muito mais rapidamente e você consegue se colocar no lugar do seu cliente. Você se torna o seu proprio avatar (cliente ideal).

Assim fica muito, mas muito mais fácil entender o que o seu cliente, o que a sua audiência realmente precisa.

A sua intuição vai ser muito maior, mais sensível e mais sensitiva.

As decisões serão muito mais rápidas

E os resultados serão muito maiores e gratificantes

 

11) SER CORAJOSO

“Todos os nossos sonhos podem se realizar, se tivermos a coragem de persegui-los.” WALT DISNEY

Coragem… Disso você vai precisar muito!!

Primeiramente porque não há garantia alguma de que o empreendimento que você está vai dar certo. Alías, nada nesse mundo tem total garantia, mas quando você é o empreendedor, que tem o seu sonho, é você que precisa FAZER DAR CERTO.

Outro motivo é que as pessoas não vão acreditar em você, principalmente a sua família e seus amigos.

Eles vão te incentivar muito, mas para desistir…

Não que elas queiram o seu mal, pelo contrário.

Eles querem te proteger, porque como disse, não há garantias e eles temem que você se machuque.

Além disso, eles querem que você fique onde está porque eles não estão a fim de crescer… e se você crescer, se você subir de nível, eles vão precisar te acompanhar…

Mas para eles é mais CONFORTÁVEL estar onde estão, e por isso não querem que você cresça.

Por isso você precisa ter CORAGEM!

Coragem para entender tudo isso que te falei.

Coragem para superar os desafios.

Coragem para persistir, quando as forças já acabaram.

Coragem para andar o kilômetro extra todos os dias.

Coragem para escolher fazer aquilo que te leva adiante e não fazer aquilo que atrasa a sua caminhada.

Coragem para errar e assumir os riscos dos seus erros.

Coragem para fracassar e aprender com os fracassos.

A coragem é essencial para o empreendedor. Sem ela, você definitivamente nunca será um!

OBS: Recomendo que leia o livro “O Poder da Coragem” de Jober Chaves. Leitura obrigatória para se conseguir alcançar a maestria em coragem para empreender! [Clique aqui para ver na Amazon]

 

12) SABER LIDAR BEM COM FRACASSOS

“Obstáculos não têm necessariamente que te parar. Se você se deparar com um muro, não dê as costas e desista. Descubra um jeito de escalá-lo, atravessá-lo, ou passar ao redor dele.” MICHAEL JORDAN

Esse princípio é tão importante, que merece um post somente sobre isso. Vou escrever em breve um artigo onde eu conto alguns dos meus maiores fracassos hahaha:)

Meu, fracasso vai acontecer a todo tempo em sua vida!

Por isso simplesmente você precisa aprender a LIDAR com eles, assim que eles surgirem.

Como diz o meu mentor Jober Chaves “Esse problema não veio para me destruir, mas sim para me promover!”

Siga essa linha de pensamentos: Problemas, dificuldades, fracassos, são formas de aprendizado e de crescimento VALIOSAS!

Não se desespere quando algo ruim acontecer, mas tente ver ali o que você está fazendo de errado e principalmente o que você precisa APRENDER.

Sei, você não gosta de fracassar…

Eu também não! hahá!

E aposto, que NINGUÉM gosta de fracassar, porque é humilhante, é desconfortável.

Mas saiba que só crescemos quando saímos de nossa zona de conforto.

Por isso, aprenda com os erros, com os fracassos, para que eles diminuam cada vez mais.

Assim como Robert Kyosaki, seja um expert em fracassar, aprender com os fracassos e subir de nivel com eles!

Se você quer aprender mais sobre fracassos e seus benefícios, leia o livro Empreendedor Rico do Robert

 

QUERO SABER QUAL A SUA DÚVIDA SOBRE EMPREENDEDORISMO:

Se você quer empreender, ou não está tendo resultado que deseja em sua jornada empreendedora, deixe sua pergunta no campo de comentários logo abaixo.

NÃO é necessário você criar uma conta no Disqus para enviar o comentário, basta entrar com seu perfil do FACEBOOK. 😀

 

 

Sobre o autor | Website

Elder Cristhian é empresário empreendedor, copywriter e estrategista apaixonado por Marketing Digital. Dedica-se full time a desenvolver estratégias de vendas online para ajudar empreendedores que desejam entender o processo para vender pela internet, ensinando-os através dos conteúdos que publica e métodos que desenvolve.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies.